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O que é e qual a importância da saúde emocional no trabalho?

Mais do que nunca, a saúde emocional no trabalho se tornou um assunto muito difundido entre os colaboradores, principalmente durante o período de isolamento em decorrência da pandemia, no qual os sentimentos de medo e incerteza tomaram conta da população mundial.

Isso porque as empresas estão entendendo que elas são feitas por pessoas, e sem os funcionários elas não existem. Portanto, para que a produtividade não seja afetada e o rendimento seja sempre alto, o cuidado com o capital humano é fundamental.

Dessa forma, o RH tem papel fundamental na garantia do bem-estar mental de todos os envolvidos, buscando oferecer longevidade e prosperidade para a empresa. para saber mais sobre o assunto e entender como deixar o ambiente de trabalho mais agradável, confira o texto até o final. Boa leitura!

O que é a saúde emocional?

A saúde emocional está relacionada à habilidade de controlar as reações psíquicas, ou seja, conduzir as próprias emoções. Assim, o indivíduo consegue lidar melhor com as questões do dia a dia e, consequentemente, melhorar a sensação de bem-estar. 

Alguns sentimentos são normais na rotina, como ansiedade, estresse e tristeza, afinal, situações diferentes desencadeiam sentimentos diversos, não há escapatória. O problema está na forma como eles são administrados e começam a fugir do controle, atrapalhando o desempenho na vida pessoal e profissional. 

Dessa forma, pode gerar alguns transtornos, como:

  • Ansiedade;
  • Tristeza;
  • Estresse;
  • Cansaço excessivo;
  • Insônia;
  • Baixa concentração e desempenho.

Assim, podemos dizer que a saúde emocional está relacionada com a própria percepção que a pessoa possui dela mesma e dos seus sentimentos.

Qual é a diferença entre saúde emocional e saúde mental?

Os dois conceitos podem parecer sinônimos, mas acredite, não é. A saúde emocional, como dito no parágrafo acima, se trata do estado de espírito da pessoa, enquanto a saúde mental envolve questões cerebrais e neurológicas. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde mental como “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com o estresse normal da vida, pode trabalhar de maneira produtiva e é capaz de fazer uma contribuição para sua comunidade”.

Assim, os sentimentos diários, como euforia, raiva e tristeza estão relacionados às emoções. Já os distúrbios desencadeados pela falta de controle desses sentimentos, como depressão e ansiedade, estão relacionados à saúde mental. 

Apesar de serem diferentes, os dois estão intimamente ligados, já que se uma não vai bem, a outra também não irá. Isso porque quem tem problemas com a saúde mental, certamente terá problemas também em controlar suas emoções. 

Em ambos os casos, os sintomas são parecidos: há desinteresse em realizar atividades que antes lhe davam prazer, assim como irritação constante e insônia. Na vida profissional, a falta de motivação é constante, além da baixa concentração para executar as atividades que fazem parte da rotina.

Qual é a importância da saúde emocional no trabalho?

Funcionários felizes e motivados são essenciais para manter um bom clima organizacional na empresa, além de preservar o rendimento acima da média. Esse é um motivo significativo para estar atento à saúde emocional no trabalho. 

Mesa com 4 funcionárias de uma organização: todas estão sorridentes e com a saúde emocional em dia!
Funcionários felizes são a peça-chave de uma organização bem sucedida!

Além disso, as pessoas passam grande parte do dia no local de trabalho, convivendo com os colegas mais do que com familiares, em algumas situações. Portanto, qualquer desconforto nesse ambiente pode afetar tanto a qualidade das atividades profissionais quanto a vida pessoal do indivíduo.

Para confirmar, é só se atentar aos dados. Somente em 2020, mais de 285 mil pessoas solicitaram o auxílio doença e foram afastadas das suas atividades pelas doenças relacionadas ao trabalho mais comuns: depressão e ansiedade.

A tendência é que esse número aumente em decorrência da pandemia. Portanto, as empresas devem estar atentas ao comportamento de seus colaboradores e precisam estar preparadas para lidar com essas situações da melhor maneira possível, demonstrando empatia e respeito em relação à saúde e qualidade de vida da equipe. 

Como as empresas podem contribuir para a saúde emocional no trabalho?

As empresas têm papel fundamental na manutenção da saúde emocional dos seus colaboradores. Para isso, existem diversas atitudes que podem ser adotadas e trarão grandes resultados. Saiba como promovê-las na sua empresa.

Ofereça benefícios corporativos

Os benefícios corporativos são indispensáveis na hora de garantir o bem-estar, qualidade de vida no trabalho e boa relação entre empresa e funcionário. O objetivo principal é dar acesso a algum serviço que impacte positivamente, facilitando o acesso a cuidados com a saúde, alimentação e lazer. 

Por isso, é importante estar atento às necessidades de cada um e oferecer benefícios que façam sentido e melhorem, de fato, a rotina de cada um. Os planos de saúde empresariais, como os da Valem, são muito bem aceitos pelos funcionários, já que em um cenário epidêmico, o cuidado com a saúde física e mental nunca foi tão necessário. 

Faça uma pesquisa de clima

Ter um clima organizacional agradável é uma peça fundamental para manter a saúde emocional no trabalho. Uma equipe que se dá bem terá um desempenho melhor, uma comunicação mais efetiva, confiança entre colegas e inexistência de conflitos. 

Para saber se o clima organizacional da sua empresa está adequado, seguir o modelo de Pesquisa de Clima da Valem é importante para:

  • Identificar problemas e pontos de melhoria;
  • Desenvolver um ambiente de trabalho agradável;
  • Medir o grau de satisfação e motivação dos colaboradores;
  • Coletar informações variadas sobre a perspectiva da equipe.

O ideal é aplicá-la duas vezes ao ano, pelo menos, e analisar as respostas com atenção e pensar em estratégias de melhorias para implementação.

A saúde física também é importante

Mesmo batendo na tecla da saúde mental a todo tempo, não podemos deixar a saúde física em segundo plano. As empresas precisam de seus colaboradores saudáveis para realizarem um bom trabalho, não é mesmo?

Para isso, existem pequenas atitudes que podem ser implementadas pela empresa para estabelecer uma cultura organizacional focada na saúde do trabalhador, como:

  • Conceder bons planos de saúde e odontológicos;
  • Incentivar a troca do elevador pela escada;
  • Estimular o consumo de água oferecendo garrafinhas de água como brinde;
  • Oferecer frutas da estação;
  • Disponibilizar um espaço para descanso e lazer;
  • Incentivar a realização de atividade física;
  • Oferecer equipamentos adequados para uma boa postura no local de trabalho e outras questões de ergonomia.

Dessa forma, podemos dizer que prevenir é sempre melhor do que remediar, certo? Então tentar minimizar qualquer problema de saúde dos funcionários com ações pode ser muito eficaz, leva menos tempo e é menos doloroso.

Incentive momentos de descontração

As empresas estão apostando mais e mais nos happy hours pelos diversos benefícios que eles proporcionam para os funcionários e para a empresa no geral. Isso porque eles são eventos importantes que aproximam o time, melhoram o clima organizacional e aumentam a motivação dos colaboradores.

Funcionários jogando video-game na sola de descontração do ambiente de trabalho.
Uma sala de descontração com vídeo-games e outras atividades pode ser uma ótima maneira de melhorar a saúde emocional dos colaboradores.

Além disso, ajudam os funcionários a desligarem do trabalho pesado e relaxar um pouco para não ficarem esgotados mentalmente, cansados e nervosos – o que pode acabar comprometendo a produtividade e o rendimento no trabalho.

Quais os benefícios de investir na saúde emocional no trabalho?

Agora não há dúvidas de que a saúde emocional no trabalho tem que estar em dia e é dever da empresa garantir um ambiente de trabalho saudável. Isso porque essa prática proporciona benefícios individuais, grupais e organizacionais. 

As vantagens não param por aí. Então, confira o motivo de ter uma equipe emocionalmente saudável:

  • Seus colaboradores terão mais consciência de suas emoções;
  • Os relacionamentos interpessoais serão construtivos e respeitosos;
  • Haverá mais flexibilidade para o diálogo, melhorando a comunicação;
  • Mais engajamento e incentivo para os resultados coletivos;
  • Aumento na produtividade.

Tanto a empresa quanto os colaboradores só ganham com o incentivo à saúde emocional no trabalho. Portanto, dê a atenção necessária para essa questão e valorize o bem mais precioso que existe na organização! 

Gostou deste conteúdo? Então, confira outros artigos no nosso blog e aprenda  como valorizar seus funcionários oferecendo o melhor benefício corporativo no segmento da saúde! 

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