x

Fale com a Valem.

Entre em contato com a Valem!

Pular para o conteúdo

O que são planos de saúde coletivos por adesão?

O que são planos de saúde coletivos por adesão?

Um plano de saúde coletivo por adesão é aquele obtido por um grupo de pessoas.  

Basicamente, um plano de saúde coletivo por adesão funciona quase da mesma maneira que os planos individuais. Nesse sentido, os participantes têm acesso às consultas, exames, cirurgias, internações, entre outros.  

Nos planos individuais, o contratante vai direto a uma operadora de plano de saúde. Já nos planos coletivos por adesão, o contrato é feito por intermédio de uma administradora de benefícios e precede uma afiliação a uma entidade de classe. 

Ou seja, para você ter acesso a um plano de saúde coletivo por adesão, você precisa estar vinculado a alguma entidade de classe. 

Agora, provavelmente você está se perguntando: por que eu deveria aderir a essa modalidade de plano de saúde? 

É isso que vamos te responder no texto de hoje. Continue lendo e descubra, passo a passo, o funcionamento dos planos de saúde coletivos por adesão e quais são os seus principais benefícios!  

Entenda tudo sobre planos de saúde coletivos por adesão

Resumidamente, um plano de saúde coletivo por adesão é aquele em que uma entidade representativa negocia e fecha um contrato com uma administradora de benefícios visando ao fornecimento de planos de saúde aos seus colaboradores.  

Nesse contexto, os planos de saúde coletivos por adesão são voltados a pessoas que estão ligadas a uma empresa, cooperativa, associação ou a um sindicato, tais como pessoas jurídicas.  

Quais as vantagens dos planos de saúde coletivos por adesão?

As vantagens dessa modalidade de plano de saúde são muitas. No entanto, algumas se destacam e podem ser fundamentais para você se interessar e aderir a esse plano. 

Em primeiro lugar, vale destacar que as mensalidades em planos de saúde coletivos por adesão são cerca de 50% mais baratas do que as convencionais.  

Por exemplo, em planos de saúde individuais, quanto mais chances você tiver de visitar um médico, mais você pagará pelo plano. Por outro lado, em planos de saúde coletivos por adesão, a administradora de benefícios não considera o perfil de cada integrante, o que reduz consideravelmente o valor a pagar.  

Da mesma forma, o tempo de carência dos planos é muito menor do que os individuais, por exemplo. Assim, o usuário contratante pode começar a utilizar o plano bem mais rapidamente – e, em alguns casos, logo após a contratação desse.  

Além disso, a lei prevê que os contratos coletivos por adesão podem incluir dependentes. Dessa forma, o contrato por adesão pode estender a cobertura do plano ao grupo familiar do benefícioário titular no contrato até o terceiro grau de parentesco.  

Isso possibilita que toda a família tenha acesso a um plano de saúde completo e não se preocupe em pagar individualmente valores um pouco mais caros.  

Como aderir?

Você está com dúvida sobre a contratação de um plano de saúde coletivo por adesão? Nós te ajudamos! 

Em primeiro lugar, procure sua entidade profissional e verifique se ela já conta com uma parceira. Caso não, sugira a adesão a planos de saúde, uma vez que ela vai beneficiar todos os associados do grupo, que terão assistência particular e completa em saúde.  

Em alguns casos, é possível solicitar a cotação do plano de saúde online. Dessa maneira, você conta com mais praticidade e facilidade para comparar preços e condições que cada plano oferece.  

Quem pode contratar?

De acordo com as regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), podem contratar planos de saúde coletivos por adesão quem se encaixa nas seguintes categorias: 

  • Conselhos profissionais e as entidades de classe que exijam registro para o exercício da profissão; 
  • Associações profissionais legalmente constituídas, com pelo menos um ano de atuação; 
  • Sindicatos, as centrais sindicais e as respectivas federações e confederações; 
  • Cooperativas de profissionais e empreendedores em profissões e áreas de atuação regulamentadas. 

Assim, essas entidades podem contratar os planos de saúde diretamente com uma administradora de benefícios — que é vantajosa, uma vez que ajuda a classe profissional a encontrar os melhores planos de saúde de acordo com as necessidades dos constituintes.  

Desse modo, de acordo com as regras da ANS, profissionais que estão empregados, desempregados, autônomos ou aposentados que estejam legalmente vinculados a uma entidade de classe podem aderir a um plano de saúde coletivo.  

Por isso, é importante frisar que a adesão a esse tipo de plano de saúde só é válida enquanto o cliente estiver vinculado à entidade representativa em questão. 

Como aderir a um plano de saúde coletivo por adesão de maneira segura?

Para aderir a um plano de saúde coletivo de maneira segura e obtendo as principais vantagens para você, seus companheiros e sua família, você precisa buscar uma administradora de benefícios que já seja reconhecida no mercado.  

Conheça a Valem

A Valem é parceira das melhores e maiores operadoras de planos de saúde do Brasil.  

A administradora busca identificar quais são as principais vantagens de adquirir planos de saúde coletivos por adesão, de acordo com cada necessidade e objetivo.  

Em busca de tornar a relação entre administradora e contratante mais consolidada e benéfica para ambas as partes, a Valem realiza manutenção e acompanhamento ativos durante todo o processo contratual. Assim, o cliente da Valem só tem ganhos ao contratar os serviços.   

Quais são os diferenciais dos planos coletivos por adesão da Valem?

  •  Acesso a planos de saúde por adesão com coberturas e preços diferenciados, que não seriam possíveis se comprados individualmente; 
  • Fonte segura de informação e atualização sobre coberturas e leis; 
  • Melhor relacionamento com as operadoras; 
  • Serviços adicionais de promoção à saúde. 

Esperamos que o texto de hoje tenha tirado as suas principais dúvidas sobre planos coletivos por adesão. Se você tiver mais algum questionamento sobre o tema, deixe sua pergunta aqui embaixo que vamos te ajudar com isso! 

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simulação e
Adesão on-line
A maneira mais rápida e prática para simular ou aderir ao seu plano de saúde com a Valem. Bastam alguns minutos para obter todas as informações que você precisa.
Descubra como
está a satisfação
da sua equipe
Calcule seu IMC
e descubra se você
está na faixa de peso
adequada

COMO ESTÁ O
SEU ÍNDICE DE MASSA
CORPORAL (IMC)?

Esse é um indicador que precisamos ficar
atentos pois, é importante para identificar
desnutrição e obesidade. Descubra se você
está na faixa de peso adequada!