Você já ouviu falar em assistência domiciliar? Nos últimos anos, o número de pacientes cujo tratamento é realizado em casa aumentou consideravelmente no Brasil. Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o home care. Continue a leitura para conhecer essa modalidade e suas vantagens!
O que é Home Care
Traduzido na língua portuguesa como “assistência domiciliar”, o termo Home Care diz respeito a uma modalidade de tratamento de saúde realizada em casa. Geralmente, ela é recomendada quando há uma necessidade de trazer mais conforto aos pacientes.
Além disso, ela só pode ser realizada em casos estáveis e de menor complexidade. Já nos casos em que a condição clínica do paciente for complexa e instável, é necessário permanecer no ambiente hospitalar.
Contudo, assim como o hospital possui uma assistência completa em relação a farmácia, nutrição, enfermagem, entre outros segmentos, isso também mostra-se presente no home care.
Como funciona o Home Care
O home care é composto por uma equipe multifuncional, a qual varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Por isso, é necessária muita experiência e capacitação para atender nessa modalidade.
De modo geral, ela é composta por:
- Médicos;
- Enfermeiros;
- Nutricionistas;
- Fonoaudiólogos;
- Fisioterapeutas;
- Psicólogos;
- Assistentes sociais.
Além disso, ela abrange diversos tipos de serviço, incluindo consultas, administração de medicamentos, exames e internações. Para isso, é desenvolvida uma estrutura personalizada, com todos os equipamentos necessários aos cuidados rotineiros dos pacientes.
A assistência domiciliar ainda conta com monitoramento remoto nos casos de internação e que exigem maior atenção. Na modalidade ambulatorial, também é realizado o monitoramento com pacientes com doenças crônicas ou dificuldade de locomoção, de modo a auxiliar na adaptação.
Benefícios do Home Care
A assistência domiciliar apresenta diversos benefícios aos pacientes. Por isso, separamos os principais deles para você. Confira!
Conforto
A primeira grande vantagem do atendimento domiciliar é o conforto. Cuidar de si em um ambiente que traga aconchego e comodidade é uma ação aliada ao bem-estar. E com o home care, os pacientes podem cuidar da saúde em seu próprio lar, onde possuem calmaria e o apoio da família.
Esse é um aspecto muito importante para o tratamento de diversas doenças, principalmente o câncer. Por isso, adotar essa modalidade é uma forma de evitar uma carga emocional trazida pela convivência diária no ambiente hospitalar. Assim, a assistência em casa traz uma certa tranquilidade ao paciente.
Atendimento Humanizado
Além disso, o home care permite a realização de um atendimento humanizado. Isso porque ele é desenvolvido para se adequar às necessidades dos pacientes, que são acompanhados e acolhidos diariamente. Desse modo, o tratamento se torna mais satisfatório, com uma maior aproximação entre eles e os profissionais.
O paciente não se sente isolado
Por fim, a assistência em domicílio afasta o sentimento de solidão. O tratamento de doenças mais graves é marcado por essa sensação, principalmente em casos de internação.
Como essa modalidade permite que os cuidados sejam feitos em casa, além do vínculo domiciliar, há o vínculo afetivo com as pessoas amadas. Dessa forma, tem-se um contato diário com a rede de apoio.
Os desafios de promover o Home Care
Apesar de apresentar diversas vantagens, o Home Care possui alguns desafios para se estabelecer. Em primeiro lugar, isso ocorre porque, apesar de ter adquirido grande espaço no mercado, essa é uma modalidade ainda desconhecida por muitas pessoas, principalmente pela falta de políticas públicas e de saúde suplementar associadas a ela.
Além disso, essa modalidade exige equipes especializadas e em grande parte das vezes fixas, além do acesso a equipamentos que devem ser levados ao ambiente domiciliar. Tudo isso gera um custo, além de demandar organização para a logística de atendimento individual.
Diferenças entre cuidadores e o Home Care
Um aspecto muito importante a ser destacado é que o trabalho de assistência domiciliar não se equivale àquele realizado por cuidadores. Isso porque o home care exige capacitação para realizar procedimentos específicos demandados pelo quadro do paciente. Além disso, existe um conjunto de profissionais para desenvolver um tratamento de qualidade.
Os cuidadores, por outro lado, realizam apenas cuidados básicos relacionados ao dia a dia. Nesse sentido, não são exigidos conhecimentos técnicos, como é o caso dos profissionais de assistência domiciliar.
Se você chegou até aqui, já sabe tudo sobre o home care e seus benefícios. Para mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar o blog da Valem. Aqui, reunimos diversas dicas sobre o mercado de plano de saúde. Vem com a gente!
