Dúvidas Frequentes
Sobre cobranças
Se você recebeu um boleto suspeito, não realize o pagamento antes de checar se a logomarca do banco é SICOOB e se o código de barras inicia com os números 756.
Caso se sinta inseguro, entre em contato e peça o suporte da nossa central de atendimento.
Boletos e demonstrativos de débito são enviados por e-mail e também podem ser retirados pelo portal do beneficiário ou portal empresa, na opção faturas. Clique aqui.
Para visualizar boletos em aberto basta acessar o Portal do beneficiário ou Portal empresa, e acessar a opção faturas.
Para visualizar boletos em aberto basta acessar o Portal do beneficiário ou Portal empresa, e acessar a opção faturas.
Entre em contato com a nossa central de atendimento munido dos seus dados bancários para realizar a solicitação.
Para realizar a reprogramação de débito após as tentativas será necessário realizar a solicitação com a nossa central de atendimento. Com exceção do Banco do Brasil, nos demais bancos, quando o débito automático não é efetuado no dia do vencimento, iniciamos um processo chamado “teimosinha”, que consiste em até 3 tentativas de débito em dias úteis e consecutivos.
Sim. Com exceção do Banco do Brasil, nos demais bancos, quando o débito automático não é efetuado no dia do vencimento, iniciamos um processo chamado “teimosinha”, que consiste em até 3 tentativas de débito em dias úteis e consecutivos. Para que o débito seja realizado, é necessário manter o valor disponível em conta.
Caso seja necessário reprogramar o débito automático após essas tentativas, entre em contato com a nossa central de atendimento. para solicitar a reprogramação.
Dois dias úteis após o pagamento.
Nos termos do artigo 4º, parágrafo § 3º, da RN 593/2023, comunica-se que para a exclusão do beneficiário ou a rescisão unilateral do contrato por inadimplência, deve haver, no mínimo, duas mensalidades não pagas, consecutivas ou não.
A coparticipação é um acordo firmado entre a Unimed e a Valem no momento de assinatura do contrato.
Nesses tipos de plano, a administradora oferece mensalidades reduzidas. Em troca, o beneficiário arca com uma parte das despesas quando realiza consultas, exames, procedimentos ou internações.
A cobrança de coparticipação pode ser cobrada em até 240 dias corridos.
Conforme previsto na RN 565, os planos estão sujeitos a dois tipos de reajuste: anual e por faixa etária.
O reajuste anual, calculado com base na sinistralidade da carteira, é comunicado previamente ao beneficiário por meio de e-mail.
O reajuste por faixa etária segue um percentual fixo, conforme estabelecido em contrato.
O mês do reajuste anual está previsto em contrato. Para consultá-lo, acesse a opção Declaração de Ciência de Reajuste dentro do documento.
A data informada nesse documento corresponde à assinatura do contrato entre a Valem e a Entidade ou Instituição à qual você está vinculado(a). Assim, o mês da assinatura será o mesmo mês em que ocorrerá o reajuste anual do seu plano. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa central de atendimento.
O percentual do reajuste por faixa etária está descrito em seu contrato. Você pode acessar esta informação em Condições Gerais do Contrato
Os planos da Valem são pré-pagos. Ou seja, paga-se antecipado no dia de vencimento acordado em contrato referente a todo o mês de vigência.
O seu nome poderá ser retirado do Serasa em até 5 dias úteis após a baixa do pagamento.
Para evitar uma nova mensalidade depois do cancelamento do plano, basta realizar a solicitação até o último dia útil do mês atual.
O detalhamento da mensalidade é enviado mensalmente por e-mail, junto com o boleto ou demonstrativo de débito em conta. Também é possível acessar esse detalhamento a qualquer momento por meio do nosso Portal do beneficiário ou Portal empresa
Para visualizar os recibos de pagamento basta acessar o Portal do beneficiário ou Portal empresa, a opção demonstrativos de pagamento.
Sobre meu plano
A data de vencimento é a mesma escolhida em seu contrato. Ela pode ser conferida no boleto ou extrato de débito.
Sim. A Valem oferece as opções do dia 05,10,15,20 e 25 de cada mês para o vencimento do plano. Você pode solicitar a alteração entrando em contato com a nossa equipe.
De maneira geral, é possível incluir cônjuges e filhos em todas as modalidades de plano de saúde. Consulte nossa central para mais informações sobre outros graus de parentesco.
Os recém-nascidos têm o prazo de 30 dias a contar da data de nascimento para utilizar o plano do titular.
Ele precisa ser incluído como dependente dentro deste período para aproveitar as carências já cumpridas pelo titular do plano. Caso contrário, deverá cumprir um novo período de carência.
Para maiores informações, realize contato direto com a sua Unimed.
A rede regional poderá ser usada apenas em seu município. Já a rede ampla é de cobertura estadual.
Não é necessário. A renovação do plano é realizada de forma automática.
Para acesso a carteirinha digital, realize o contato diretamente com a sua Unimed.
A confecção e envio da carteirinha é realizada pela operadora do seu plano. Para solicitação de envio de segunda via, entre em contato diretamente com sua Unimed.
Essa informação pode ser solicitada diretamente com a sua Unimed.
Para solicitação da carta de carência, realize o contato diretamente com a sua Unimed.
A solicitação do cancelamento poderá ser realizada apenas pelo titular do plano.
Para cancelar o plano por motivo de falecimento, basta enviar a certidão de óbito para o nosso whatsapp.
Não. A Valem não oferece a opção de congelamento dos planos contratados.
A vigência é a data que inicia o plano. A sua data se encontra no contrato.
Para realizar a troca, entre em contato com a nossa central de atendimento para receber orientações sobre a documentação necessária.
Sobre dados de cadastro
Basta enviar a certidão de casamento para nossa central de atendimento para realizar esta alteração ou acessar o Portal do beneficiário ou Portal empresa e escolher a opção atendimento. Desta forma, seu cadastro será atualizado no sistema da Valem e da Unimed.
Após a atualização na Receita Federal, basta encaminhar o documento de identificação pessoal para nossa central de atendimento ou acessar o portal do beneficiário e escolher a opção atendimento.
Basta enviar um comprovante do novo endereço em nome do titular do plano ou responsável financeiro para nossa equipe pelo whatsapp da Valem ou acessar o Portal do beneficiário ou Portal empresa e escolher a opção atendimento.
Para realizar a alteração de dados cadastrais basta entrar em contato com a nossa equipe através da nossa central de atendimento ou Portal do beneficiário ou Portal empresa e escolher a opção atendimento.
Sobre a Valem e dúvidas gerais
Uma administradora de benefícios é uma empresa especializada em viabilizar e administrar planos de saúde e odontológicos para categorias profissionais e empresas.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil.
Ela é responsável por regular o mercado de planos privados de saúde por determinação da Lei nº 9.656 de 3 de junho de 1998.
A Valem é referência de qualidade na comercialização de planos de saúde coletivos por adesão e empresariais.
Além disso, através do braço comercial da Valem, temos a Prevalem que oferece os principais seguros do mercado.
Documentos de identificação, comprovante de endereço e outros comprovantes específicos de sua entidade de classe.
A Valem não oferece planos odontológicos separadamente. Por isso, é necessário ser contratante de um plano de saúde para ter acesso a este benefício.
Se você já é um beneficiário Valem, clique aqui e faça sua solicitação.
A Valem e a sua operadora trabalham em parceria para oferecer a comodidade e o suporte necessários para você usar da melhor forma possível o seu plano de saúde.
Mas, no dia a dia, algumas funções são específicas de uma ou da outra.
Quando falar com a Valem:
Sempre que precisar de informações sobre pagamentos, atualizar dados de cadastro, incluir ou excluir dependentes, solucionar qualquer dificuldade com a sua carteirinha, obter demonstrativo de IR e extrato de coparticipação.
Ou seja, sempre que forem assuntos que tenham a ver com a administração do seu plano.
Quando falar com a sua Operadora:
Quando precisar consultar a rede médica ou tirar dúvidas sobre carências e autorizações de procedimentos.
Você pode acessar a área do cliente selecionando a opção desejada no site da Valem ou através do Portal do beneficiário ou Portal empresa.
Para migrar para a operadora Unimed, através da Valem, e manter suas carências, é realizado o processo de portabilidade.
Para isso, é necessário considerar as regras da ANS. Entre em contato com a nossa central para maiores informações.
O aproveitamento de carências é realizado através de portabilidade, seguindo as regras da ANS descritas abaixo:
- O plano atual deve ter sido contratado após 1º de janeiro de 1999 ou ter sido adaptado à Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98);
- O plano atual não pode estar cancelado;
- O beneficiário deve estar em dia com o pagamento das mensalidades;
- Deve ser cumprido o prazo mínimo de permanência no plano: 1ª portabilidade: 2 anos no plano de origem ou 3 anos se tiver cumprido Cobertura Parcial Temporária (CPT); 2ª portabilidade: permanência mínima de 1 ano ou de 2 anos caso tenha feito portabilidade para o plano atual com coberturas não previstas no plano anterior;
O plano de destino deve ter preço compatível com o seu plano atual.
CPT é a sigla para Cobertura Parcial Temporária.
Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), a operadora pode fazer uma restrição na cobertura do plano quando o contratante tem alguma doença ou lesão preexistente (DLP) na data de contratação do benefício.
Esta restrição dura no máximo 24 meses a partir da data de assinatura e só pode abranger cirurgias, leitos de alta tecnologia e procedimentos de alta complexidade ligados à doença ou lesão preexistente.
Para acessar o demonstrativo basta acessar o site da Valem ou o portal do beneficiário e escolher a opção declaração de IR.
Se tiver qualquer dúvida em relação ao aplicativo da Unimed BH, basta entrar em contato pelo telefone ou whatsapp: 40204020.

